quarta-feira, 28 de março de 2018

Para que serve o aditivo para radiador?





O aditivo para radiador, também conhecido como “refrigerador de radiador”, é um item de grande importância, quando o assunto é cuidado com o sistema de arrefecimento do motor.
Por diversas vezes vendedores de pista, nos oferecem o produto de maneira superficial ou com informações, que divergem da sua verdadeira função e ao final, ficamos com as mesmas interrogações: O que é o aditivo? Para o que ele serve? Quais são seus tipos e funções?
Para entender sobre o aditivo, precisamos compreender o que acontece no radiador. O sistema de arrefecimento do carro, é composto por bomba d´água, mangueiras, sensores de temperatura, vaso expansor, válvula termostática e radiador. O controle de temperatura do motor, além da troca de calor deste com o meio ambiente é feito pelo radiador, logo se o mesmo não está funcionando como deve e realizando a troca de calor do líquido aquecido, composto por água e aditivo para radiador, trabalhando a circulação pelo motor para acontecer o arrefecimento e o resfriamento da água, mantendo a temperatura estável entre 95 e 120° C-, as chances do motor ferver, do carro apresentar um consumo elevado de combustível e um índice substancial na emissão de poluentes, será maior.
Para que este processo no radiador, ocorra de maneira mais orgânica possível, o radiador precisa estar em boas condições, visto que o aditivo tem como função:
- Aumentar o ponto de ebulição;
- Compor o fluido do radiador juntamente com a água, pois essa quando usada de maneira isolada, pode apresentar problemas na bomba e no motor (como ferrugem), devido ao seu alto potencial de corrosão com o ar, podendo até destruir válvulas, conduites e outras peças do sistema;
- Evitar congelamento do fluido de arrefecimento em lugares frios e melhorar ligações químicas;
Justificando sua importância em boas práticas de manutenção para o seu carro.

Quando devo realizar a troca?

Normalmente o período de troca é de 25 mil a 30 mil quilômetros rodados, ou variando de acordo as instruções de troca do manual do veículo, sendo um ano o recomendado para carros que rodam pouco. A troca pode ser realizada em um mecânico especializado ou em um posto de gasolina, por um Vendedor de Pista treinado, não demorando mais que poucos minutos e garantindo a manutenção e segurança do seu automóvel.

E quais são os tipos de aditivos para radiadores?
Hoje, no mercado de aditivos para radiador, encontramos três opções diferentes para veículos no geral, com composições e benefícios distintos. Esses aditivos podem ser usados em qualquer tipo de carro, ressaltamos a atenção apenas para a frequência de troca do aditivo e a escolha por aditivos que oferecem multiproteção, para a manutenção adequada do seu veículo. Os três tipos de aditivos encontrados no mercado são:
IAT – Tecnologia Ácidos Inorgânicos
Naturalmente claro, mas comumente tingido de verde brilhante para fácil identificação, o aditivo do tipo IAT, é usado em carros dos EUA fabricados entre a década de 1920 até a década de 1990. Em sua forma encontramos etilenoducol (altamente tóxico), silicatos e inibidores de corrosão de fosfato, auxiliando na proteção dos acessórios metálicos, em contato com o líquido de arrefecimento.
OAT – Tecnologia de Ácidos Orgânicos
Diferente do IAT, os aditivos orgânicos OAT são biodegradáveis e não possuem silicatos e fosfatos em sua fórmula, podendo também, ser adicionados aditivos especiais para a preservação da corrosão e ferrugem, são encontrados em diferentes cores, como verde escuro e laranja e duram mais tempo devido a sua composição química. 
HOAT – Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos
Os aditivos sintéticos, HOAT, são compostos por silicatos inibidores de corrosão e aditivos que auxiliam nos cuidados de oxidação e corrosão das peças metálicas em contato com o líquido de arrefecimento do veículo. Disponível em cores como amarelo e laranja, este tipo de aditivo tem longa vida útil e um maior tempo de duração.
Agora que você já sabe um pouco mais, sobre o sistema de arrefecimento e aditivos, que tal conhecer a linha da AUT e usar produtos, para o tratamento de alta performance no seu veículo?
Até a próxima!

Johnny Prudente
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