sexta-feira, 30 de julho de 2010

Novos modelos da Toyota terão mudanças no "rosto"



Akio Toyoda, chefão da montadora japonesa, quer dar maior “apelo emocional” aos modelos de sua empresa, e como parte dos esforços para conseguir esse resultado, todos os Toyota que forem lançados daqui pra frente terão nova grade frontal e um novo “rosto”.

A idéia central por trás dessa nova identidade da marca ainda está sendo finalizada. A respeito disso, o executivo da Toyota Europe, Didier Leroy, comentou que este visual será mais consistente e reconhecível através da gama inteira, algo que não acontece hoje.

Os modelos compactos deverão ter visual similar aos modelos maiores e mais caros, e não o contrário. No entanto, existirão algumas divisões dentro dos designs, como por exemplo a linha de pickups e SUVs, que terão características próprias.

É bem provável que o Toyota FT-86 Concept seja uma prévia deste design único.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Minivan Scénic não será mais produzida no Brasil


A Renault anunciou o fim da produção da minivan Scénic no Brasil, ela se despede do mercado nacional depois de 11 anos de produção e 142 mil unidades vendidas no país.

A partir da primeira semana de Agosto, a linha de montagem da Scénic para definitivamente. O motivo do fim da Scénic no Brasil se deve ao seu visual antiquado
e sem novos atrativos para o consumidor, o futuro da Scénic foi enterrado pelo peso dos anos. A minivan francesa emplacou apenas 897 unidades de Janeiro a Junho, o que mostrou sua incapacidade de sobreviver no mercado.

Tentativas frustradas da Renault em emplacar uma substituta importada não deram certo e parece que a marca francesa vai mesmo ficar sem minivan daqui pra frente.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Nissan investirá US$600 milhões no México


Visando um aumento de produção e lançamento de novos modelos, a Nissan fará um investimento de US$600 milhões no México.
A montadora japonesa pretende produzir um hatch, um sedã e uma minivan ou crossover.

No caso do hatch já sabemos que se trata do Micra/March 2010, modelo que será vendido no Brasil.

Já o sedã poderá ser o modelo derivado do March que foi flagrado ontem na China. Por último, como de minivan a Nissan já está bem servida com a Livina, possivelmente deva ser o crossover Juke, pois atualmente ele só é produzido no Japão e Reino Unido.

A capacidade instalada da Nissan no México deverá ser ampliada em 300.000 unidades por ano.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Chevrolet confirma versão do Camaro que virá para o Brasil


A Chevrolet confirmou a versão do Camaro que virá para o Brasil. Será a 2SS, a top de linha. Serão cinco opções de cores. Vermelho, amarelo, branco, preto e prata. O modelo será equipado por aqui com rodas de 20 polegadas.

Ele terá um motor de 6.2 V8 com mais de 400 cavalos. O preço do Camaro 2SS nos EUA começa em pouco mais de 34.000 dólares. Se fizermos uma comparação desse valor com os 28.000 dólares de um Fusion 3.0 V6, o valor é pouco mais de 20% maior. Isso daria um preço de 120.000 reais se o modelo viesse do México, sem impostos de importação.

domingo, 25 de julho de 2010

Ford Fusion Hybrid será vendido no Brasil ainda em 2010


De acordo com o jornal Estado de Minas, o Ford Fusion Hybrid será vendido no Brasil ainda em 2010. Outras publicações apostam que o sedã híbrido estará no Salão do Automóvel, em outubro.

Ele tem motor 2.5 de 158 cavalos, e o seu motor elétrico tem pouco mais de 100. Então no final das contas o desempenho acaba sendo melhor que o da versão 2.5 a gasolina. Seu câmbio é do tipo CVT, e ele pode rodar dentro da cidade apenas com o sistema elétrico, sem fazer barulho e sem gastar gasolina.

Na cidade, graças ao sistema elétrico, ele consegue fazer médias de mais de 16 km/l, o que para um sedã de seu tamanho é espetacular. Agora, com relação ao preço, tanta tecnologia tem seu custo.

Nos EUA, o Fusion Hybrid tem preços começando na casa dos 28.000 dólares, mesma faixa do Fusion 3.0 V6 com tração integral. Então, se a Ford for vender no Brasil com as mesmas margens, o modelo híbrido custará entre 90.000 e 100.000 reais. Mas isso ainda teremos que ver para crer.

sábado, 24 de julho de 2010

Dodge Challenger Mopar ’10 Limited Edition


A Dodge disponibilizou seu esportivo Challenger Mopar ’10 edição especial limitada para encomenda, as 500 unidades disponíveis custarão 38.000 dólares para câmbio automático e 39.000 dólares com câmbio manual. Sim, não está escrito errado, o câmbio automático sai mais em conta.

Se é que podemos dizer “em conta”, já que, nos EUA, versões especiais de esportivos que custam 25.000 dólares geralmente acabam custando quase o dobro. O modelo é equipado com motor 5.7 V8 HEMI, e com vários componentes vindos da Mopar, o braço de acessórios esportivos da Chrysler.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Smart Roadster deverá retornar ao mercado mundial


A alemã Mercedes-Benz está vendo a crescente expansão do mercado da MINI com ajuda da BMW, e não quer ver sua smart ficar parada no fortwo.
Por isso, a Mercedes está planejando uma nova geração de modelos que surgirão a partir de uma plataforma da Renault.

Entre estes novos modelos está o smart Roadster, modelo que já existiu alguns anos atrás e que terminou como o forfour.

Esse novo esportivo da smart surgirá com base na nova geração do fortwo em 2012 e que também dará origem ao novo forfour em 2014.

A Mercedes não quer perder muito tempo e se concentrando apenas no fortwo, embora ele continue sendo o foco principal da smart.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Compacto de baixo custo é aposta da Mitsubishi para países emergentes


O aumento no número de automóveis em circulação nas grandes cidades, a dificuldade para conseguir uma vaga para estacionar e o preço, são fatores que podem pesar na decisão de um comprador, a tendência é que os carros mais "robustos" percam espaço para os compactos e baratos. Pensando nisso a Mitsubishi revelou na Europa que irá apostar suas fichas em um compacto de baixo custo que teria como mercado alvo países emergentes.

A ideia seriá criar um automóvel mais acessivel com valor em torno de R$20,000
O carro teriá motores 1.0 e 1.2 tendo produção global entre 400.000 e 500.000 unidades ao ano.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Divisão eslava da Volkswagen bate recordes na Europa e China


A divisão eslava da Volkswagen(Skoda) está batendo recordes de vendas tanto na Europa como na China.

Entre janeiro e junho deste ano foram emplacados 378.747 unidades que representam um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Em termos de mercado, a Skoda teve um crescimento expressivo 83% na China do ano passado para cá e de 22% na Alemanha no mesmo período.

Em 2009, a Skoda vendeu 684.226 veículos em todo o mundo. Esse ano, seguramente a meta deverá chegar perto de 100.000 unidades a mais do que em 2009.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Honda Insight 2011 terá melhorias na suspensão e upgrade no acabamento


O Insight 2011, modelo híbrido da Honda, foi lançado há apenas um ano. Mas mesmo sendo tão novo a Honda já fez modificações, pois como ele é vendido no mercado europeu a exigência é muito maior que no Brasil.

Melhorias na suspensão e no acabamento são algumas das mudanças. A suspensão foi mexida pois a Honda percebeu que compradores do modelo estavam reclamando bastante. Além da propria mídia.

A suspensão recebeu novas molas e teve o ângulo de alguns componentes modificado. No interior, alguns detalhes foram adicionados como novas cores no painel e nos bancos, e alguns plásticos tiveram a qualidade melhorada.

A versão ES ganha sensores de estacionamento de série, e uma nova versão top de linha (EX) com acabamento em couro e sistema de navegação com DVD. As cores de pintura agora tem duas novas companhias: Dynamic Blue Pearl e Carnelian Red Pearl.

domingo, 18 de julho de 2010

Subaru Impreza XV deverá chegar ao Brasil até o começo de 2011



O Impreza XV é uma versão meio “aventureira” do hatch, com detalhes visuais diferentes, motor 2.0 de 150 cavalos e tração integral.


Aliás, o que salva o Subaru XV de ser um pseudo-aventureiro como qualquer CrossFox da vida é sua tração integral. Pois ele não conta com mudanças mecânicas para se dar melhor em terreno off-road. Apenas itens estéticos.

Bom, nosso leitor Rafael Ceschin, de Curitiba, perguntou a um vendedor da concessionária UCHI Subaru se o modelo poderia vir pro Brasil, e ele disse que sim. O vendedor, chamado Maurício, comentou que já está programada a vinda do modelo, entre dezembro e janeiro do ano que vem.

sábado, 17 de julho de 2010

Hyundai Genesis Coupe 2011 ganha nova versão R-Spec 3.8


O Hyundai Genesis Coupe passa para a linha 2011 com algumas novidades. Os detalhes renovados são poucos, o que se destaca mesmo é a nova versão R-Spec 3.8. Antes essa versão estava disponível apenas com motor 2.0 turbo de 210 cavalos.

Agora essa versão ganha o motor mais potente, de 306 cavalos, ligado exclusivamente a um câmbio manual de seis marchas. Mas o que o Genesis Coupe R-Spec tem de diferente? Ele deixa de carregar alguns equipamentos não-essenciais.

Dentre eles podemos citar os faróis automáticos e o piloto automático. Por outro lado, a suspensão fica mais firme, as rodas de 19 polegadas recebem a companhia de pneus Bridgestone Potenza e freios Brembo, com discos de 13 polegadas. Além disso, os bancos são trocados por modelos esportivos.

As melhorias que o Hyundai Genesis Coupe 2011 teve em toda a sua linha são: novos materiais de melhor qualidade nos painéis das portas, no console e dentro do porta-luvas. As colunas A agora são revestidas em tecido, e o painel de instrumentos teve modificações também.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bugatti Veyron Super Sport chega a 417 km/h no Top Gear. Modelo será exposto em São Paulo


O Bugatti Veyron Super Sport anda muito, mas nada melhor do que provar isso nas pistas. Foi o que fez James May, vulgo “Captain Slow” do Top Gear.

Ele resolveu acelerar fundo no Veyron Super Sport para ver até onde poderia chegar. O limite imposto pelo Veyron foi de 417 km/h!

Talvez pretendendo quebrar o recorde do piloto Pierre Henri Raphanel, Slow tentou o que pôde, mas não foi desta vez.
Raphanel cravou 431,07 km/h no mês passado com outro Bugatti Veyron Super Sport e retomando o recorde mundial, perdido em 2007 para o Shelby Ultimate Aero.

O carro mais rápido do mundo poderá ser visto pelo público brasileiro no próximo Salão do Automóvel em São Paulo.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Range Rover Evoque ira desfilar em algumas cidades pelo mundo. São Paulo é uma delas


A Land Rover já começou uma campanha de marketing para divulgar seu novo produto, o crossover Range Rover Evoque.

Ele vai desfilar parcialmente camuflado em algumas das principais cidades do mundo e São Paulo está incluída no roteiro. Entre elas estão Nova Iorque, Paris, Londres, Madri, Berlim, Milão, Moscou, Xangai, Los Angeles e Sidney.

Em cada uma delas, o Range Rover Evoque vai prestar uma homenagem ao local com um cumprimento ao local. Na capital paulista será “Olá São Paulo”. Será que alguém duvida que ele não passe pela Avenida Europa?

Além destas cidades, o Range Rover Evoque será testado em regiões desérticas, polares e no paraíso da alta velocidade, as Autobahns da Alemanha.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Nissan Micra 2011 é lançado oficialmente no Japão




Conhecido como March no Japão, o Micra 2011 chega por quase R$20.000 aos consumidores japoneses, oferecendo entre outros dispositivos, o Start&Stop.

Esse sistema permite o desligamento automático do motor quando o veículo fica parado no transito, religando-o novamente quando se tira o pé do freio.

O pequeno da Nissan já roda escondido no Brasil, mas você já viu aqui que ele não está tão escondido assim.

No ano que vem ele será importado do México e devido as suas pretensões, quem sabe se tiver sucesso não passe a ser mais um modelo nacional?

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Novo Corvette terá motor feito com ajuda de clientes


Os clientes da GM que estão na fila de espera para ter um Corvette 2011 poderão contribuir para a construção dos motores do famoso esportivo americano.


Para participar da montagem do enorme V8 do Corvette 2011, os futuros proprietários do modelo poderão ir até a Performance Build Center, local onde os motores são feitos.

Montados à mão, cada unidade do grande bloco V8 do Corvette poderá ter a participação do futuro dono em sua montagem junto com o mecânico responsável.

Mas esse “trabalho” extra do cliente do Corvette não vai sair de graça, pelo menos não para a GM. É que para ter esse privilégio, o cliente terá que desembolsar US$5.800 apenas para ter esse direito, sem custos de traslado.

Para quem é fã do Corvette e está na fila para ter um 0 km, o que são meros US$5.800?

domingo, 11 de julho de 2010

Hyundai mexe no i20 para atender exigências dos europeus


O hatch compacto i20 é um dos grandes sucessos da Hyundai, sendo produzido na Europa, Índia e Coréia do Sul.


Mas mesmo assim, a Hyundai precisou mexer no i20 para atender as novas exigências contra emissão de poluentes nos vários mercados da Europa.

Assim, a principal mudança foi a redução do consumo e emissão de CO2 nos motores do i20.

O motor 1.2 16V de 78 cv teve sua emissão de CO2 reduzida para 119 g/km no i20. Lembramos que o i10 já atingiu essa mesma marca em 2009.

O 1.4 16V de 105 cv emite agora 129 g/km (antes era 142 g/km). O diesel 1.4 CRDi com 75 cv teve seu limite reduzido para 110 g/km de CO2.

Além dos motores, a Hyundai aproveitou para mudar a cor dos instrumentos do painel, que agora passa a ser azul. A conexão Bluetooth agora estará disponível de série em alguns mercados do velho continente.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Projeto do Inmetro pretende certificar as rodas comercializadas no país


O Inmetro quer testar e certificar todas as rodas que são comercializadas no mercado nacional.


A idéia é evitar que produtos com má qualidade afetem a segurança dos consumidores. Se o projeto for aprovado, todas as rodas serão testadas de acordo com o tipo e o material.

Hoje em dia não há certificação da ABNT para rodas, por isso podem ocorrer problemas com a segurança em alguns casos, já que rodas com furação diferente dos veículos vendidos no Brasil, podem ocasionar trepidação e ruptura.

Neste caso, já sabemos que o final da história não será nada agradável para o condutor do veículo e passageiros.

Se o projeto for aprovado, 12 meses depois será obrigatório aos fabricantes adequar seus produtos as normas da ABNT e depois de mais seis meses, poderão ser vendidas no mercado.

Passados três anos da divulgação oficial da nova medida, os fabricantes que não estiverem certificados pelo Inmetro terão sérios problemas no país.

Devemos lembrar que essa certificação do Inmetro será focada nas rodas que são vendidas como acessórios, sendo nacionais ou importadas. As utilizadas pelos fabricantes de veículos já passam por testes de segurança.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Chrysler anuncia Dodge Challenger Mopar `10


A Chrysler anunciou que vai lançar uma edição especial do muscle car Challenger chamada Mopar `10.


Essa edição terá apenas 500 exemplares, todos baseados no Challenger R/T. O motor é o famoso HEMI V8 5.7 com pesada cavalaria.

A pintura especial será preta brilhante e terá três opções de cores para as faixas laterais: azul, vermelho e prata, todas estilizadas pela Mopar.

Com belíssimas rodas aro 20 pintadas de preto e detalhes cromados, o Challenger Mopar `10 terá interior todo personalizado e forrado em couro, logotipos da Mopar e alterações técnicas para melhorar o desempenho.

O preço parte de US$38.000 para a versão automática e US$39.000 para o manual. No caso do Challenger, ter câmbio manual é ter mais controle sobre o poderoso HEMI e isso custa um pouco mais.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Toyota quer ter esportivos híbridos para concorrer com Honda


A Toyota está correndo atrás da Honda. O motivo? A união de esportividade aparente e tecnologia ecológica.


Em um campo onde a Honda entrou de cabeça e está se dando muito bem, a Toyota também não quer ficar de fora e já projeta seus futuros esportivos híbridos para enfrentar a rival.

Embora tenha feito mais sucesso com o Prius e agora apresentando o Auris HSD com a mesma tecnologia, a Toyota ainda reluta em desenvolver uma tecnologia mais avançada para os híbridos.

A marca se apóia no conceito Atkinson do motor 1.8 do Prius e um conjunto elétrico com baterias de níquel-metal-híbrido. Só recentemente a Toyota ofereceu a opção plug-in para o Prius, sendo que muitos americanos até então, tinham feito essa conversão por conta própria.

Agora novos modelos esportivos terão uma plataforma híbrida para unir a esportividade com a consciência ecológica. O primeiro objetivo é barrar o sucesso do Honda CR-Z, cujo futuro concorrente vai surgir a partir do conceito FT-CH.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cor preta é a favorita dos motoristas


Não tem jeito. Apesar das montadoras insistirem em criar cores diferenciadas e em edição limitada, uma pesquisa mostra que os motoristas não gostam de arriscar e ainda preferem os carros pretos e cinza. Na somatória de automóveis de passageiros, comerciais leves, caminhões e motocicletas, emplacados em 2008, a cor preta predomina com participação de 33,19%, seguida pelo prata (22,39%) e vermelha (13,42%).

As três cores mais rejeitadas são o grená (0,00138%), roxa (0,00167%) e rosa (0,00212%). Incrível esta última cor ainda aparecer nas estatísticas.

No segmento de carros de passageiros, a cor prata é a preferida em todas as regiões do País e a média ficou em 36,32%. Na sequência, a cor preta com 28,37% e cinza com 14,41%. Entre os comerciais leves emplacados, o prata ficou em 1º lugar com participação de 32,36%, preta em 2º com 26,86% e branca com 27,59% em 3º lugar.

A cor branca é a favorita no segmento de caminhões, com participação de 71,18%, depois a vermelha com 10,47% e 9,09% prata. E, entre as motocicletas, a cor preta vence com 43,92%, vermelha (22,19%) e cinza (14,82%).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Salão do Automóvel mostrará 450 automóveis este ano


O salão do automóvel de São Paulo, evento automotivo mais importante da indústria automotiva nacional reunirá no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, nada menos do que 450 modelos, de acordo com o site Zap.


De acordo com os organizadores, do total de veículos expostos, 40% serão lançamentos. Serão 42 fabricantes nacionais e importadores, exibindo as mais variadas versões de automóveis, sendo alguns deles elétricos, híbridos e alguns conceitos futuristas.

O número de expositores impressiona e será o maior desde 1960, quando aconteceu a primeira edição do evento. Algumas marcas vão aparecer pela primeira vez na mostra paulistana, como Chery e JAC, por exemplo.

Como o número de marcas aumentou, o velho Anhembi continuou o mesmo. Assim, a organização teve que realizar mudanças internas para poder abrigar todo mundo, reduzindo inclusive a área para o setor de peças e acessórios.

Desse jeito, em 2012 o evento terá que ser apenas de fabricantes dentro do pavilhão. As alterações na disposição dos estandes renderam ao local entre 7 mil e 8 mil metros quadrados.

Embora o salão paulistano tenha agora mais espaço para os novos expositores, o público esperado será o mesmo de 2008: 600.000 pessoas. A explicação da organização é que o espaço não comporta um número maior de pessoas durante o evento.

Mesmo assim, quem fica fora do salão, perde prestígio e exposição no mercado, já que não será lembrado. A Audi fez isso em 2008 e seu presidente no Brasil foi deposto, supostamente por ter realizado essa estratégia tão desastrada.

Já bastante conhecido e divulgado na mídia nacional, o Salão do Automóvel de São Paulo quer atrair ainda mais a atenção do público.

Para isso, a organização firmou parcerias com empresas para divulgação da mostra, entre eles a rede Graal, restaurantes Fogo de Chão e shoppings da rede Iguatemi, entre outros.